![]() |
| Equipe de Futebol: Masculina e Feminina Rede Futebol Social. |
A Homeless World Cup Foundation é uma organização mundial que utiliza o Futebol Social para conectar jovens ao redor do mundo, que estejam em situação de rua, ou excluídos socialmente, para melhorar suas vidas. O projeto é feito em parceria com outras 73 entidades internacionais, incluindo a Rede Futebol Social, da Organização Civil de Ação Social (OCAS), no Brasil. Todo ano, o trabalho é celebrado com a realização do Torneio Mundial de Futebol Social, com jogos para as categorias masculina e feminina – a segunda criada em 2010.
Quando o evento foi criado, a ideia principal era que as redes que atuam com populações de rua mostrassem os resultados dos seus trabalhos com o esporte. Inicialmente, a proposta era fazer com que o torneio ocorresse a cada dois anos. “Só que os jogadores podem participar somente um ano em cada equipe. O objetivo de realizar o Mundial anualmente é para dar oportunidade para mais jogadores participarem”, explica Pupo Fernandes, técnico de futebol e vice-presidente da Rede Futebol Social.
A HWCF foi fundada pelos jornalistas Mel Young, da Escócia, e Harald Schmied, da Áustria. A iniciativa surgiu durante a conferência da Rede Internacional de Jornais de Rua na Cidade do Cabo (África do Sul), em 2001. Dois anos mais tarde, ocorreu o primeiro Torneio Mundial de Futebol Social na cidade de Graz, na Áustria. Depois desse, os torneios ocorreram em Gotemburgo, na Suécia, em 2004; Edimburgo, na Escócia, em 2005; Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2006; Copenhague, na Dinamarca, em 2007; Melbourne, na Austrália, em 2008; Milão, na Itália, em 2009; Rio de Janeiro, em 2010; Paris, na França, em 2011; e, recentemente, na Cidade do México, em 2012.
Fonte:http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2012/11/torneio-de-futebol-social-estimula-o-potencial-de-jovens-carentes.html
Video:Globo Ação - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário