Bem Vindo

sábado, 15 de setembro de 2012

Brasil Campeão Mundial de 1958 - Suiça



 A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia, tendo partidas realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias (Suécia, Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales) e 4 americanas (Argentina, Brasil, México e Paraguai).

As seleções da Irlanda do Norte, País de Gales e União Soviética faziam sua primeira participação na competição. A edição teve quatro grandes goleadas: Tchecoslováquia 6 x 1 Argentina, França 7 x 3 Paraguai, Hungria 4 x 0 México e França 4 x 0 Irlanda do Norte. A Copa contou com grandes jogadores, como Djalma Santos, Nílton Santos, Zito, Didi, Pelé, Vavá e Garrincha do Brasil, Just Fontaine, Robert Jonquet e Raymond Kopa da França, Gunnar Nordahl, Nils Liedholm, Gunnar Gren, Kurt Hamrin e Lennart Skoglund da Suécia, Helmut Rahn, Fritz Walter e Uwe Seeler da Alemanha e John Charles do País de Gales.



A Copa desse ano contava com equipes razoavelmente favoritas. A Alemanha Ocidental vinha para a copa com uma seleção quase igual àquela campeã em 1954, porém quatro anos mais velha. A Hungria, que havia brilhado na Copa passada, perdeu grande parte de seus jogadores devido à Revolução Húngara de 1956, vindo com uma equipe mais fraca. A União Soviética era cotada como uma das favrotias pelo fato de ter vencido as Olimíadas de 1956. No início do ano, a Inglaterra, que tinha uma equipe forte, sofreu uma grande perda com o desastre aéreo de Munique. O marcador mais marcante na Copa foi o jogador francês Just Fontaine, que apenas nessa edição, marcou 13 gols, tornando-se o maior goleador de uma única edição em todas as Copas.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1958 foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado a França e País de Gales; e a Suécia, que havia eliminado a Alemanha Ocidental e a União Soviética. A partida foi realizada em 29 de junho às 14h, no Estádio Råsunda em Estocolmo, com um público estimado em 51 800 pessoas. Sob o apito do árbitro francês Maurice Guigue, a Suécia abriu o placard aos 4 minutos, que foi revertido rapidamente. A partida terminou 5 a 2 para o Brasil, placar este que teve o maior número de gols em finais de copas e a maior diferença. Foi o primeiro título do Brasil; esta Copa foi a competição que revelou Pelé, na época com 17 anos, vindo este a ser considerado, futuramente, por muitos o maior jogador da história do futebol.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958

Nenhum comentário:

Postar um comentário