Bem Vindo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Itália Tetracampeã do Mundo de 2006 - Alemanha



A Copa do Mundo FIFA de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram na Copa de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho.

A decisão de confiar à Alemanha a organização do torneio foi controversa, já que se esperava que o campeonato ocorresse na África do Sul. Os outros países candidatos à organização eram Inglaterra, Marrocos e Brasil. Desde que a escolha foi feita, o órgão que controla mundialmente o esporte, a FIFA, afirmou publicamente sua intenção de rotacionar o país-sede entre suas confederações integrantes. A sede para a Copa seguinte foi escolhida logo em seguida: à África do Sul atribuiram-se os jogos da Copa do Mundo de 2010. Como preparação para a competição, a FIFA organizou a Copa das Confederações 2005 na Alemanha, torneio ganho pelo Brasil. A Copa do Mundo de 2014 será realizada na América do Sul e o Brasil foi o país escolhido para sediar esta Copa.

De acordo com os resultados obtidos nas eliminatórias, os 32 países classificados foram: Alemanha (previamente classificada como país sede), Argentina, Brasil, Paraguai, Equador, México, Estados Unidos da América, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Suíça, Suécia, República Tcheca, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, Países Baixos, Croácia, Polônia, Togo, Gana, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Japão, Arábia Saudita, Irã, Coreia do Sul e Austrália.
 

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, três países lusófonos estiveram presentes (Portugal, Angola e Brasil). E foi a primeira vez, também, que a Concacaf teve quatro representantes (EUA, México, Costa Rica e Trinidad e Tobago), o mesmo número de América do Sul e Ásia.

 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2006 
Itália supera maldição para ser tetra
(Luca Toni)
Italianos, que jamais haviam vencido uma disputa de pênaltis em Copas, derrotaram os franceses após o empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. No tempo normal, os franceses abriram o placar nos minutos iniciais, com Zidane. A Itália empatou ainda na primeira etapa, com Materazzi escorando de cabeça depois de jogada de escanteio. Zidane deixou a França com um homem a menos ao ser expulso na prorrogação, depois de agredir um adversário. No final, Trezeguet perdeu a única cobrança francesa nos pênaltis, decidindo o título italiano.
Itália 5 X 3 França nos pênaltis

Fonte:http://esporte.uol.com.br/copa/2006/ultnot/italia/2006/07/09/ult3649u249.jhtm



Nenhum comentário:

Postar um comentário